AO NORTE . Associação de Produção e Animação Audiovisual

XV ENCONTROS de CINEMA de VIANA do CASTELO

Ao Norte

FILMES Falados


CINEMA VERDE VIANA, DE 04 A 06 DE maio, ÀS 10H30 e ÀS 14H30

Espaço de diálogo sobre temas da atualidade. Depois da projeção dos filmes, os debates, moderados por Fabrice Schurmans. Os espectadores poderão levantar questões e manifestar a sua opinião sobre os filmes e os temas tratados.


programação

Monsieur Lazhar

MONSIEUR LAZHAR, de Philippe Falardeau

(Monsieur Lazhar, CAN, 2011, Cores, 94', M/12)

Montreal, Canadá. Bachir Lazhar (Mohamed Fellag) é um imigrante argelino que acaba de ser contratado para substituir uma professora que se suicidou na sala de aula. Enquanto as crianças atravessam um difícil processo de luto e superação da perda, ninguém poderia imaginar o drama pelo qual passa o novo professor, que corre o risco de ser deportado para o seu país a qualquer momento. E, apesar do enorme fosso cultural entre professor e alunos, vai nascer entre eles uma amizade e respeito profundos, que os ajudará a todos a ultrapassar as suas perdas. Com argumento e realização de Philippe Falardeau, "Monsieur Lazhar" é uma adaptação da peça de Evelyne de la Cheneliere e foi um dos filmes nomeados para o Óscar de Melhor Filme Estrangeiro.

exibição 04 DE MAIO, ÀS 10H30

Pride

ORGULHO, de Matthew Warchus

(Pride, GB, 2014, 120', M/12)

Em 1984/85, um grupo de mineiros galeses entra numa das mais importantes disputas do Reino Unido, iniciando uma greve sem precedentes. A população, ciente dos problemas económicos deles e das suas famílias, junta-se-lhes em várias ações de solidariedade. Mas quem mais fundos consegue angariar é um grupo de ativistas gays e lésbicas que, durante a marcha do Orgulho Gay, em Londres, vê nas lutas daqueles homens um reflexo das suas. Decididos a entregar em mãos o dinheiro que conseguiram, decidem partir para a Onllwyn, a pequena comunidade rural e mineira do País de Gales. Mas, para que a aliança entre os dois grupos resulte, os habitantes de Onllwyn terão de aprender a ultrapassar os preconceitos e os mal-entendidos. Uma comédia realizada por Matthew Warchus, que se inspira numa história real.

exibição 04 DE MAIO, ÀS 14H30

The Bling Ring

O GANG DE HOLLYWOOD, de Sofia Coppola

(The Bling Ring, EUA/ JAP/ FRA/ GB/ ALE, 2013, 90', M/12)

Tudo o que Nicki sempre desejou foi ser rica e famosa. Seduzida pelo luxo de Berverly Hills, Los Angeles, apenas pensa em roupas caras e festas da moda. Decidida a mudar o seu destino e sair do anonimato, junta-se aos seus amigos Sam, Cloe, Rebecca e Marc para criar um plano de invasão às casas de algumas das mais importantes celebridades. Assim, ao mesmo tempo que se aproxima do "glamour" do mundo dos famosos, aquele grupo de adolescentes acaba por ter ao seu alcance mais de três milhões de dólares em bens de luxo.

exibição 05 DE MAIO, ÀS 10H30

Omar

OMAR, de Hany Abu-Assad

(Omar, Palestina, 2013, 96', M/14)

Omar é um jovem palestiniano que, por amor, está disposto a todos os sacrifícios. Para ver Nadia, a namorada, ele trepa o muro de separação que foi construído para demarcar os territórios palestinianos ocupados. Um dia, é preso e espancado por agentes israelitas, por suspeita do homicídio de um deles. Enfrentando a possibilidade de ser sentenciado a 90 anos de prisão, recebe a proposta de, em alternativa, se converter em agente duplo para os serviços secretos de Israel. Determinado a não obedecer a ordens do inimigo, Omar junta-se a Tareq, o irmão militante de Nadia, e começa a sua luta pela conquista da liberdade, para si e para o seu povo. Mas, para que isso seja possível, o rapaz tem de enfrentar as terríveis consequências das escolhas que é obrigado a fazer.

exibição 05 DE MAIO, ÀS 14H30

dois dias um noite

DOIS DIAS, UMA NOITE, de Jean-Pierre Dardenne, Luc Dardenne

(ITA/ BEL/ FRA, 2014, 95', M/12)

Sandra, empregada numa empresa de painéis solares, volta ao trabalho depois de uma baixa médica prolongada. O patrão, que na sua ausência foi obrigado a redistribuir o trabalho pelos restantes empregados, deixa-os com um dilema: podem escolher entre o regresso de Sandra ou um bónus pelas tarefas extra que fizeram durante esse período. Essa decisão será levada a votação e terá de ser tomada até segunda-feira de manhã. Desesperada por manter o emprego, Sandra sabe que tem o fim-de-semana para convencer os colegas a votar em seu favor. Assim, ajudada por Manu, o marido, ela vai de porta em porta, repetindo o discurso, de modo a despertar nos outros a compaixão de que tanto necessita para manter o emprego e, simultaneamente, não perder a esperança na generosidade humana.

exibição 06 DE MAIO, ÀS 10H30

TOPO DA PÁGINA

VOLTAR ENCONTROS

design by . publiSITIO® . 2015