AO NORTE . Associação de Produção e Animação Audiovisual

XV ENCONTROS de CINEMA de VIANA do CASTELO

Indie Lisboa

Indie Lisboa nos Encontros


Teatro Municipal Sá de Miranda, 06 maio, 21h30

Projeção do filme vencedor do INDIE LISBOA 2015 – Festival Internacional de Cinema Independente


Sinopse

No seguimento do olhar desenvolvido por António Borges Correia – os moldes do documentário (“O Lar”, exibido no Indielisboa 2008) para recriar histórias de ficção (“O Gesto”, 2011) -, a paisagem de Arcos de Valdevez, em Portugal, serve de cenário para recriar, com as mesmas pessoas, uma história verdadeira. Aí, um pai tenta reconstruir a sua vida, depois de uma separação, para acolher o seu filho André e voltar a unir uma família. Pelo olhar de António Borges Correia e a perspetiva da sua câmara, os seus atores (as pessoas que viveram, nos mesmos papéis, a mesma história), seguem as sugestões que uma nova ficção cria a partir daquilo que já se viveu, dando-nos a conhecer, pelo cinema, uma vida real de um país verdadeiro. Mas são os olhos luminosos do jovem André a reunir o seu grande foco: aquilo que perdeu na sua família, o seu desejo de ver reconhecido o seu talento para o futebol profissional, e aquilo que ele resguarda, das suas várias figuras familiares, nesse seu jovem olhar.


Indie Lisboa

O IndieLisboa é um festival de cinema internacional e generalista. Desde 2004 que cidade e público o recebem de braços abertos. Todos os anos, durante 11 dias, o IndieLisboa oferece ao público português a oportunidade excecional de ver filmes portugueses e estrangeiros de todos os géneros (ficções, documentários, animações, filmes experimentais, entre longas e curtas metragens), que não poderão ser vistos de outra forma, uma vez que não integram, na sua maioria, os chamados circuitos comerciais de distribuição.

Além da estimulante oferta de programação cinematográfica, o IndieLisboa é também um espaço que envolve os convidados (realizadores, programadores, distribuidores e jornalistas portugueses e estrangeiros e outros profissionais do sector) e espectadores, proporcionando diversas possibilidades de enriquecimento profissional e pessoal nas suas atividades paralelas: debates, seminários, conversas, encontros, convívios, festas e concertos.

Os grandes objetivos do IndieLisboa são incentivar a criação autoral, potenciar a circulação das obras e dos autores em território nacional e internacional e promover o cinema português no mundo, tentando aproximar o universo do cinema contemporâneo do maior número de pessoas ‚ públicos especializados e não-especializados, adultos e infanto-juvenis.

VOLTAR ENCONTROS

design by . publiSITIO® . 2015