AO NORTE . Associação de Produção e Animação Audiovisual

XV ENCONTROS de CINEMA de VIANA do CASTELO

workshop

WORKSHOP
PARA QUE QUEREMOS AS IMAGENS?
Análise de filmes e processos criativos

Biblioteca Municipal de Viana do Castelo, Sala Couto Viana
08 maio, 15h00 - 18h00



Sinopse

A memória habita no nosso corpo, é orgânica e justapõe experiências de diferentes ordens. Mas é também a partir do corpo que surgem as ideias. Este desafio passa por ajudar a descobrir mais sobre as ideias de cada um e como pode funcionar melhor o processo criativo.

Público-alvo

​Para todos os interessados em descobrir, refletir e criar a partir de experiências diferentes que passam pela leitura e escrita das imagens. Número máximo de participantes: 16.

Metodologia

A partir de uma dinâmica interativa, será lançada a discussão e reflexão em torno de filmes (excertos) por forma a potenciar a aprendizagem interdisciplinar na criação cinematográfica e intensificar a leitura das imagens em movimento.

Diálogo-jogo conjugado com a exploração de eixos temáticos em torno do mundo das imagens.

Objetivos

• Analisar e debater filmes.

• Reforçar a necessidade de se observar, aprender a ler e explorar novas possibilidades de criação cinemática.

• Compreender a importância do território interdisciplinar.


PEDRO SENA NUNES

Realizador, criador multidisciplinar e professor, amplia há 20 anos o seu processo criativo que se traduz na produção continuada e consistentemente de propostas artísticas, pedagógicas, experimentais e tecnológicas e colaborativas, nas áreas do cinema, teatro, dança, musica, fotografia, instalação, performance, media live.

Estudou cinema nas escolas de Lisboa, Barcelona, Praga, Amsterdão e Potsdam. Participou em cursos de escrita, fotografia, vídeo e teatro entre Barcelona, Lyon, Sitges, Budapeste, Lisboa e Florença. Realizou documentários, ficções, filmes experimentais e anúncios publicitários. Desde 1994 que se dedica à área pedagógica, leciona e desenha novos cursos, disciplinas, projetos educativos e formações específicas nas áreas de realização cinematográfica e narrativas transdisciplinares na ETIC, ESMAE, ESTC e IPA.

É consultor e coordenador de projectos culturais e pedagógicos. É co-fundador da Companhia Teatro Meridional, co-dirige a estrutura de produção Vo’Arte e a CiM – Companhia Integrada Multidisciplinar.

Co-dirige os Festivais InArte, InShadow, Encontros de Cinema de Viana e Lugar à Dança. Integra as equipas dos projetos europeus Fragile, Unlimited e European Video Dance Heritage.

Domina técnicas de captação, produção e pós-produção. Os seus interesses pela experimentação e novas linguagens artísticas, fundam-se em manifestações de cultura imaterial, conceitos de tradição, centrados na construção da memória.

Foi júri em vários festivais e concursos. Conta com vários prémios e distinções nas áreas da fotografia, vídeo e cinema.

Atualmente é doutorando em Artes Performativas e Imagem em Movimento.

VOLTAR ENCONTROS

design by . publiSITIO® . 2015