AO NORTE . Associação de Produção e Animação Audiovisual

XVII ENCONTROS de CINEMA de VIANA do CASTELO

ao norte

Exposição de Cartazes de Cinema


UMA ARTE PARA A 7ª ARTE


01 a 28 MAIO . Antigos Paços do Concelho / Praça da República


A história do cartaz de cinema é tão antiga como o próprio cinema, bastando para tal recordar aquele que é considerado como o primeiro cartaz da sua história, o do filme dos Irmãos Lumière L´Arroseur Arrosé (O Jardineiro Regado) de 1896. E não será de espantar que o seu primitivo formato de 120cmX160cm (com 1,60x2,40 para os cartazes de rua) seja o que predomina nesta exposição.

Durante muito tempo os cartazes constituiram o principal meio de promoção dos filmes. Os estúdios destinavam-lhes uma importante parte do seu orçamento e encomendavam-nos aos mais talentosos criadores.

Ao longo da primeira metade do século XX a técnica dominante na criação de cartazes foi a ilustração, antes de ser superada pela fotografia. Por sua vez, as técnicas de impressão de imagem, a serigrafia primeiro e depois a litografia e o offset, hoje substituídas pelas novas tecnologias, permitiram a reprodução em grande escala, traduzindo um progressivo processo de industrialização concomitante da estandardização generalizada das imagens.

Hoje, os cinéfilos redescobrem este património histórico que alguns, apaixonadamente, tentam preservar. Neste domínio, Jean-Loup Passek pode considerar-se um dos pioneiros ao colecionar, ao longo da sua vida, belíssimos e significativos exemplares que constituem um dos tesouros do Museu de Cinema de Melgaço – Jean Loup Passek.

Bernard Despomadères

design by . publiSITIO® . 2017