AO NORTE . Associação de Produção e Animação Audiovisual

XVI ENCONTROS de CINEMA de VIANA do CASTELO

prémio primeirolhar

JÚRI OFICIAL . PRÉMIO PRIMEIROLHAR


. PRÉMIO PRIMEIROLHAR 2016


Raquel Pacheco

. Raquel Pacheco

É graduada em Cinema pela UFF - Universidade Federal Fluminense, mestre e doutora em Ciências da Comunicação pela FCSH|Universidade Nova de Lisboa e especialista em Cinema e Educação. É autora do livro "Jovens, Media e Estereótipos. Diário de Campo Numa Escola Dita Problemática", Livros Horizontes (2009), de alguns capítulos de livro e artigos científicos sobre o tema. Atua desde 1996 na área do cinema e como docente/professora/formadora na área do Cinema e Educação e da Educação para os Media. Também é diretora da Rede Media e Literacia. http://medialiteracia.wix.com/medialiteracia

Luís Duarte Ferro

. Luís Duarte Ferro

Arquitecto, Estúdio Quimera.
Investigador, CHAIA-Centro de História da Arte e Investigação Artística, Universidade de Évora.
Estudante, FAUP-Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto.
Fundador e Membro, Cinema-fora-dos Leões.
Luís Ferro (1986) é arquitecto independente desde 2012 (Estúdio Quimera). É aluno do Programa de Doutoramento em Arquitectura da FAUP e foi Assistente Convidado do Departamento de Arquitectura da Universidade de Évora entre 2013 e 2015. Em 2013 fundou o grupo Cinema-fora-dos Leões que promove sessões, ciclos, encontros e debates de e em torno do cinema de autor. Actualmente é o coordenador do Projecto de Investigação Lugares Sagrados: as Cubas da Kûra de Beja (Fundação Calouste Gulbenkian, n.139754) e é investigador do Centro de História da Arte e Investigação Artística (CHAIA) desde 2009.

Tiago Porteiro

. Tiago Porteiro

Doutorado e mestre em estudos teatrais pela université de la sorbonne nouvelle. Docente da universidade do minho (um) – licenciatura em teatro (2014) depois de ter estado vinculado ao departamento de artes cénicas da universidade de évora (ué) (1996-2013). Como investigador do centro de história de arte e investigação artística (chaia – ué) e do centro de estudos humanísticos (cehum – um) tem desenvolvido projetos no âmbito da formação de atores, análise de processos de criação e no domínio do teatro e/com a comunidade. Desenvolve trabalho como ator e como encenador.


. JÚRI CINECLUBES .
. PRÉMIO PRIMEIROLHAR . CINECLUBES 2016


. Elsa Cerqueira

É natural da cidade do Porto. Licenciada em Filosofia pela FLUP, tem colaborado na qualidade de investigadora com o Instituto de Filosofia. Possui o Curso de pós-graduação em Filosofia, área de especialização em Filosofia Moderna e Contemporânea da Universidade do Minho.
Foi oradora em vários seminários, entre os quais se destacam «Entre Pessoa e Cioran» e «Entre Filosofia, Literatura e Cinema», «Sophia de Mello Breyner Andresen: As metamorfoses do (A)Mar» dinamizados pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto; no Ciclo de Fotografia e Cinema Documental - Imagens do Real Imaginado (IRI), promovido pelo ESMAE, IPP, 2014, no qual apresentou os filmes de Jorge Campos «Nadir», 1993 (BAG, Porto) e «Nadir Afonso, O tempo não existe», 2012 (Centro Nadir Afonso, Boticas); no I Congresso Internacional As Artes na Educação com a comunicação «O olhar fílmico na construção do pensamento dos alunos», 2014 e nas 1.ªs Conferências “Entre Espaços: a escola e o Cinema”(Plano Nacional de Cinema), 2015.
É professora de Filosofia e Coordenadora do Plano Nacional da Cinema na Escola Secundária/3 de Amarante e vice-presidente do Cineclube de Amarante, cofundador do Festival European Short Films Amarante. Membro do Júri do Fafe Film Fest, 2014 e 2015.
Publicou vários artigos em revistas especializadas no âmbito da Estética (Cinema, Literatura e Escultura).

Raquel Moreira

. Raquel Moreira

Concluiu a licenciatura em Artes Plásticas - Multimédia e o mestrado em Estudos Artísticos na Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto. Integrou a equipa do Curtas Vila do Conde - Festival Internacional de Cinema (2007 a 2015), e a comissão de seleção da secção infantil do festival (2010 a 2015).
Colaborou na produção do 24º Festival de Cine de Madrid - Plataforma Nuevos Realizadores (2015). Membro dos órgãos sociais do Cineclube de Vila do Conde (desde 2012).

Brais Moure Vila

. Brais Moure Vila

Estudante de Comunicação e Audiovisual na Universidade de A Coruña, Brais nasceu em Chantada nas margens do rio Minho na Ribeira Sacra numa família cineclubista onde começou cedo a sua atividade no Cineclube Os Papeiros, onde é o coordenador do projeto de coordenação audiovisual “A Casa Enchantada”.
Atualmente colabora na Semana de Cinema de Chantada e na “Semana Curta”, Festival da Curtametraxe.
Desenvolve trabalho como realizador, editor e ator.

TOPO DA PÁGINA

VOLTAR PRÉMIO PRIMEIROLHAR

VOLTAR ENCONTROS

design by . publiSITIO® . 2016