AO NORTE . Associação de Produção e Animação Audiovisual

XVII ENCONTROS de CINEMA de VIANA do CASTELO

ao norte

Mesa Redonda
Cinema e Educação


Dia 05 MAIO . 09H30 . ANFITEATRO
Escola Superior de Educação de Viana do Castelo



Apresentação

A mesa redonda Cinema e Educação pode ser abordada a partir de múltiplos pontos de vista, mas sobretudo a partir de múltiplas experiências. Não propomos uma tese que os participantes ilustram com as práticas desenvolvidas em seus percursos, mas os testemunhos e a reflexão crítica e criativa acerca dessas práticas. Apontamos três linhas de orientação para o debate.

Na primeira pretendemos juntar experiências e reflexão sobre como o cinema observou e expôs a escola os seus atores, os processos educativos, os conflitos, a ligação à sociedade. Na segunda linha de reflexão propomos o debate em torno do cinema como produção cultural e artística, como outra forma de conhecimento, como outra forma de ver o mundo, como outro discurso. Como este entra na educação e nas práticas desenvolvidas na escola?

Finalmente, com o acesso generalizado às tecnologias de registo de imagem e de som, aos softwares de edição e a consequente libertação de constrangimentos económicos e políticos, interrogamo-nos sobre o filme de pesquisa em educação, as produções realizadas pelos alunos, a partilha nas plataformas e nas redes sociais. Que práticas e que questões éticas e políticas são levantadas por estas produções?

A reflexão crítica e criativa acerca de Cinema e Educação não se limita à escola, nem a estados etários identificados com populações mais jovens (escola básica e secundária) mas extensível à universidade, à formação dos professores, aos pais e educadores.


DINÂMICA DA MESA REDONDA

  1. Apresentação
  2. Abertura Miriam Nogueira Tavares
  3. Intervenção dos convidados
    • Casos de estudo
      • Cinema nas escolas do Algarve (JCE)
      • Escolas em Grande Plano AO NORTE
        (O FILME DA MINHA VIDA / OS LUMIÈRE NA SALA DE AULA / VIDEO NA ESCOLA)
      • Participação dos professores José Couto (Escola Secundária 3EB Dr. Jorge Correia), Lurdes Loureiro (Escola Básica de Forjães), Mónica Maciel (Escola Secundária de Santa Maria Maior) e Fátima Oliveira (Escola Secundária de Monserrate).
  4. Reflexão crítica e criativa
    • Mesas de trabalho em pequeno grupo onde os participantes são convidados a fazer o levantamento de ideias e questões prementes.
  5. Partilha, debate e conclusões
    • Mesas plenária
  6. Encerramento

design by . publiSITIO® . 2017