AO NORTE . Associação de Produção e Animação Audiovisual

XVII ENCONTROS de CINEMA de VIANA do CASTELO


Filme Convidado
\ terceiro andar,de Luciana Fina (2016, 62', cor)


07 de maio, domingo, às 15H00 Teatro Municipal Sá de Miranda



«Lisboa, Bairro das Colónias, terceiro andar. Transmitindo e traduzindo o cruzar sensível de diversos universos, Fatumata e Aissato dialogam sobre o amor e a construção da felicidade. Narrativas e línguas adquiridas em etapas da vida e lugares distintos foram determinando os seus sentimentos. Pelas 19 horas, do terceiro até ao meu quinto andar, ressoa pelo prédio um som regular, sempre igual, como o bater do coração.» (Luciana Fina)

«Um prédio no Bairro das Colónias em Lisboa, uma mãe e uma filha, as raízes aéreas de uma planta tropical que, do piso superior, atravessam o vão das escadas do edifício. As raízes são a malha vertical que, coadjuvada pela horizontalidade dos dois ecrãs de Luciana Fina, tece uma preciosa narrativa que conta de gerações, culturas, línguas, de relações e de afectos. Fatumata e Aissato são a mãe e a filha mais velha de uma família numerosa originária da Guiné-Bissau. Fatumata e Aissato falam, dialogam; a filha traduz a língua da mãe e ao traduzir, interpreta discursos de amor e felicidade. As raízes do quinto andar onde vive Luciana descem ao terceiro andar de Fatumata e Aissato, invadem o espaço de exposição e espalham-se como rizomas, encontrando correspondências e ligações que atravessam todo o festival.» (Davide Oberto)


Luciana Fina

Nasce no Sul da Itália, em Bari, e trabalha desde 1991 em Lisboa. Após a formação universitária em literatura portuguesa e francesa, dedica-se inicialmente à programação cultural na Itália. É durante muitos anos programadora independente na área do cinema, colaborando principalmente com a Cinemateca Portuguesa e outras instituições em Portugal, Itália, França e Brasil. Em 1998 realiza o seu primeiro filme documentário “ A Audiência”, optando logo por diversificar formas e estratégias de criação, com um trabalho que migra frequentemente para os espaços expositivos e que se move entre o cinema e as artes visuais. Utilizando diversos media, concentra a sua criação em torno dos temas do nomadismo e do interculturalismo, e na pesquisa sobre a relação do cinema com as outras artes. Foca por fim questões relativas à representação no retrato, ao tempo de exposição, à relação com o modelo e as suas consequências. Em parceria com Moritz Elbert, trabalha em projectos de imagem, design gráfico e editorial. Trabalha actualmente na realização de uma galeria de retratos filmados (instalações) e na preparação de um novo projecto documentário.


Filmografia

2013: In Medias Res (doc, 72’) PT; 2009/2012: Portraire (filme ensaio) PT; 2006: Le Réseau (doc, 68’) FR/PT; 2004: O Encontro (doc, 61’) PT; 2003: Taraf, três contos e uma balada (doc, 42’) PT; 2001: 24h e Outra Terra (doc, 45’) PT; 1999: Jérôme Bel, le film (55’) FR; 1998: A Audiência (doc, 76’) PT


Instalações

2016: Terceiro Andar (díptico); 2014: Être Ici (site specific); 2014: A Casa e o Tempo (site specific); 2001/2010: CCM (CCTV posto 1 – 7); 2009: HORS SUJET portrait (díptico); 2009: VUE portraits (tríptico); 2005: REFLECTION portrait (díptico); 2004: MOUVEMENT portrait (díptico); 2003: CHANT portraits (tríptico)


design by . publiSITIO® . 2017