AO NORTE . Associação de Produção e Animação Audiovisual

XII ENCONTROS de CINEMA de VIANA do CASTELO

encontro com os clássicos

AUDITÓRIO DO GRUPO DESPORTIVO DOS ESTALEIROS (LARGO DAS ALMAS) DE 08 A 11 DE MAIO, ÀS 10H30 e ÀS 14H00

2012

08 maio . 9h00

O FEITICEIRO DE OZ

de Victor Fleming (The Wizard of Oz, EUA, 1939, Cores, 98', M/6)

 

Sinopse: Uma tempestade transporta Dorothy (Judy Garland) e o seu pequeno cão, Toto para uma terra mágica. "Já não estamos no Kansas", apercebe-se Dorothy. Chegada à fantástica terra de Oz, Dorothy começa logo por criar problemas, esmagando a bruxa dos sapatos vermelhos brilhantes. Com saudades de casa e fugida da malvada bruxa, Dorothy tenta voltar ao Kansas, para junto da tia Em. Começa aí a busca pelo feiticeiro (Frank Morgan) da terra de Oz. Pelo caminho encontra o Espantalho (Ray Bolger) que precisa de um cérebro, o Homem de Lata (Jack Haley), que precisa de um coração, e o Leão mansinho (Bert Lahr), que precisa de Coragem. Todos esperam encontrar o grande feiticeiro de Oz para os poder ajudar, antes que a bruxa má do Oeste (Margaret Hamilton) os apanhe.

 

Interpretação: Bert Lahr, Frank Morgan, Jack Haley, Judy Garland, Ray Bolger

Produção: Mervyn LeRoy, Arthur Freed

Direção de Fotografia: Harold Rosson

Montagem: Blanche Sewell

 

2012

08 maio . 14h00

playtime - vida moderna

de Jacques Tati (Playtime, FRA, 1967, Cores, 155', M/12)

 

Sinopse: Na era das "Economic Air Lines", umas turistas americanas efectuam uma viagem organizada. O programa é composto pela visita de uma capital por dia. Quando chegam a Paris, apercebem-se que o aeroporto é exactamente igual àquele de onde partiram de Roma, que as ruas são como as de Hamburgo e que os candeeiros de rua se parecem estranhamente aos de Nova Iorque. Ao longo das 24 horas que dura a sua escala em Paris, as turistas conhecem alguns franceses - entre os quais o Sr. Hulot (Jacques Tati) - com quem estabelecem uma relação mais pessoal.

 

Interpretação: Barbara Dennek, France Rumilly, Jacques Tati, Rita Maiden

Produção: Bernard Maurice, René Silvera

Música Original: Francis Lemarque

Direção de Fotografia: Jean Badal, Andréas Winding

Montagem: Gérard Pollicand

 

2012

09 maio . 10h30

lilith e o destino

de Robert Rossen (Lilith, EUA, 1964, 110', M/18)

 

Sinopse: Warren Beatty e Jean Seberg protagonizam este drama avassalador sobre o amor obsessivo entre um terapeuta e a sua paciente. Vicent (Warren Beatty), um veterano de guerra, regressa a Maryland, a sua terra natal, para trabalhar como terapeuta na Poplar Lodge, uma clínica psiquiátrica de luxo. É aí que conhece uma jovem que sofre de esquizofrenia, Lilith (Jean Seberg) - uma doente encantadora cuja frágil beleza tem o poder de enfeitiçar todos aqueles com quem vai contactando, em especial Stephen (Peter Fonda), um jovem perturbado. À medida que mergulha no seu mundo privado, Vincent vai-se fascinando por Lilith chegando a mentir, atraiçoar e até mesmo destruir para ficar com ela. Em breve, Vincent torna-se incapaz de determinar qual dos dois mundos - o seu ou o de Lilith - é são.

 

Interpretação: Jean Seberg, Peter Fonda, Warren Beatty

Música Original: Kenyon Hopkins

Direção de Fotografia: Eugen Schüfftan

Montagem: Aram Avakian

 

2012

08 maio . 14h00

O GRANDE DITADOR

de Charles Chaplin (The Great Dictator, EUA, 1940, 123', M/6)

 

Sinopse: Uma sátira burlesca de Charles Chaplin a Hitler e ao nacional-socialismo, apesar de Chaplin ter acabado por declarar que se, na altura da rodagem, tivesse ideia da verdadeira extensão das atrocidades nazis "nunca poderia ter gozado com tal insanidade homicida". O filme, rodado em segredo no final dos anos 30, estreou na América em 1940, em plena II Guerra Mundial. A história tem como protagonista um soldado-barbeiro judeu que, no final de uma batalha, perde a memória e vai parar a um asilo. O barbeiro tem uma grande semelhança com o ditador Adenoid Hynkel que ganha poder e se prepara para invadir o país vizinho Osterlich. Para isso, tenta arranjar financiamento junto da comunidade judaica, mas esta recusa-se a ajudá-lo. Por essa razão, Hynkel reprime-os violentamente e o barbeiro vai parar a um campo de concentração.

 

Interpretação: Billy Gilbert, Charles Chaplin, Henry Daniell, Jack Oakie, Reginald

Música Original: Charles Chaplin, Meredith Willson

Direção de Fotografia: Karl Struss, Roland Totheroh

Montagem: Willard Nico, Harold Rice

 

2012

10 maio . 10h30

ladrões de bicicletas

de Vittorio De Sica (Ladri di Biciclette, ITA, 1947, 85', M/12)

 

Sinopse:O mais famoso filme do neo-realismo italiano, da autoria de Cesare Zavattini (argumentista)e-Vittorio De Sica (realizador). A história de um desempregado a quem roubam a bicicleta, necessária para encontrar trabalho. A desesperada busca é pretexto para uma crónica da Itália em crise no pós-guerra. Mas "Ladri di Biciclette" é, principalmente, um dos mais comoventes retratos de uma relação entre pai e filho.

 

Interpretação: Enzo Stajola, Lamberto Maggiorani, Lianella Carell

Produção: Giuseppe Amato, Vittorio De Sica

Música Original: Alessandro Cicognini

Direção de Fotografia: Carlo Montuori

Montagem: Eraldo Da Roma

 

2012

10 maio . 14h30

a sombra do caçador

de Charles Laughton (The Night Of The Hunter, EUA, 1955, 90', M/12)

 

Sinopse:Esta única incursão de Charles Laughton na realização (que foi um completo

fracasso comercial à época) resulta numa obra-prima incomparável, ponte de passagem obrigatória do cinema clássico para o moderno, com uma nova exploração da iluminação expressionista. Nesta onírica história infantil, o ogre é um serial killer (a mais mítica criação de Robert Mitchum), perseguindo as crianças à guarda de uma estranha mother goose, Lillian Gish

 

Interpretação: Billy Chapin, Lillian Gish, Robert Mitchum, Shelley Winters

Produção: Paul Gregory

Música Original: Walter Schumann

Direção de Fotografia: Stanley Cortez

Montagem: Robert Golden

 

2012

11 maio . 10h30

psico

de Alfred Hitchcock (Psycho, EUA, 1960 , 109', M/12)

 

Sinopse: Marion Crane (Leigh), confrontada com alguns problemas económicos, decide apropriar-se de 40 mil dólares do seu patrão. Em fuga, vai acidentalmente sair da estrada principal, indo encontrar um motel afastado de vias movimentadas e longe de outros edifícios. O motel é dirigido pelo jovem Norman Bates (Perkins), aparentemente dominado por uma mãe autoritária. Preocupada com o seu desaparecimento, a irmã, Lila (Miles) procura o namorado de Marion, Sam Loomis (Gavin), e juntos começam a investigar. Entretanto, um detective está também interessado na recuperação do dinheiro.

 

Interpretação: Anthony Perkins, Janet Leigh, Vera Miles, John Gavin, Martin Balsam

Produção: Alfred Hitchcock

Música Original: Bernard Herrmann

Direção de Fotografia: John L. Russell

Montagem: George Tomasini

 

2012

11 maio . 14h30

os filhos da noite

de Nicholas Ray (They Live By Night, EUA, 1949, 95', M/12)

 

Sinopse: O primeiro filme de Nicholas Ray é adaptado do romance Thieves Like Us, vagamente inspirado na história de Bonnie e Clyde. "They Live By Nigh" conta o destino trágico de um jovem revoltado que encontra no amor uma forma de redenção que o mundo, porém, lhe não permite. Uma legenda inicial avisa: "This boy and this girl were never properly introduced to the world we live in."

 

Interpretação: Cathy O'Donnell, Farley Granger, Howard Da Silva

Produção: John Houseman, Dore Schary

Música Original: Leigh Harline, Woody Guthrie

Direção de Fotografia: George E. Diskant

Montagem: Sherman Todd

 

TOPO DA PÁGINA

VOLTAR ENCONTROS

design by . publiSITIO® . 2012