AO NORTE . Associação de Produção e Animação Audiovisual

XII ENCONTROS de CINEMA de VIANA do CASTELO

FILMES Falados

CINEMA VERDE VIANA, DE 08 A 11 DE MAIO, ÀS 10H30 e ÀS 14H00

2012

08 maio . 10h30

INSIDE JOB - A VERDADE DA CRISE

de Charles Ferguson (inside job, EUA, 2010, Cores, 120', M/12)

 

Sinopse: Com realização do documentarista Charles Ferguson e narração do actor Matt Damon, um documentário que tenta comprovar a "verdade da crise". Ou seja, dedica-se a enumerar as razões que levaram à crise económica de 2008 que se estendeu a todos os pontos do globo. Após uma profunda investigação, com entrevistas aos mais conceituados economistas, políticos e comentadores, o realizador faz as várias conexões entre as fracções da sociedade mostrando como tudo poderia ter sido evitado.

 

Argumento: Charles Ferguson, Chad Beck, Adam Bolt
Música Original: Alex Heffes
Direção de Fotografia: Svetlana Cvetko, Kalyanee Mam
Montagem: Chad Beck; Adam Bolt

 

2012

08 maio . 14h00

NOS IDOS DE MARÇO

de George Clooney (The Ides of March, usa, 2011, 101', M/12)

 

Sinopse: Stephen Meyers (Ryan Gosling) é o consultor de campanha do governador Mike Morris (George Clooney), que se prepara para a corrida às presidenciais dos EUA. Decidido em fazer vencer quem ele acredita sinceramente ser o melhor representante do seu país, Stephen está totalmente comprometido naquela campanha. Porém, dada a manipulação e artifícios que se multiplicam ao seu redor, o homem vai ter de encarar a realidade a frio e mudar a sua maneira de ver os homens e o seu trabalho. Entre o que é moralmente correcto e o que na verdade esperam dele, vai envolver-se num jogo onde desejaria nunca ter entrado... O título do filme é uma alusão ao 15 de Março do calendário romano, dia em que Júlio César foi assassinado por um grupo de conspiradores, no ano de 44 a.C

 

Interpretação: Ryan Gosling, George Clooney, Philip Seymour Hoffman, Paul Giamatti, Evan Rachel Wood

Música Original: Alexandre Desplat

Direção de Fotografia: Phedon Papamichael

Montagem: Stephen Mirrione

 

2012

09 maio . 10h30

gatos persas

de Bahman Ghobadi (Kasi az Gorbehaye Irani Khabar Nadareh, Irão, 2009, 106', M/12)

 

Sinopse: Negar e Ashkan (Negar Shaghaghi e Ashkan Koshanejad) são dois ex-presidiários que, cumpridas as suas penas, decidem mudar de vida e perseguir o sonho que partilham: formar uma banda rock e conquistar a Europa. Assim, determinados a encontrar outros músicos, percorrem as ruas de Teerão. Mas, fazer música no Irão é contra a lei e, mesmo encontrando os companheiros certos para a sua banda, eles terão ainda de travar uma batalha difícil: conseguir dinheiro e passaportes para saírem do país.

 

Intrepretação: Ashkar Kooshanejad, Negar Shagaghi, Hamed Behdad

Produção: Mehmet Aktas, Bahman Ghobadi

Música Original: Mahdyar Aghajani, Ash Koosha

Direção de Fotografia: Turaj Mansuri

Montagem: Hayedeh Safiyari

 

2012

09 maio . 14h00

louise michel

de Gustave de Kervern, Benoît Delépine (Louise-Michel, FRA, 2008, 93', M/16)

 

Sinopse:Após o encerramento inesperado da fábrica onde trabalhavam, um grupo de mulheres reúne-se para tentar encontrar uma alternativa onde possam investir, em conjunto, o dinheiro das respectivas indemnizações. Depois de várias propostas, Louise Ferrand (Yolande Moreau), a mais taciturna do grupo, surge com uma insólita ideia: contratar um assassino a soldo para aniquilar o patrão que as deixou na miséria. Contra todas as probabilidades, a proposta é aceite por unanimidade e ela fica com a difícil tarefa de encontrar o homem que as vingará. E é assim que descobre Michael (Bouli Lanners), um segurança mitómano que se faz passar por assassino profissional. Desta forma, de imprevisto em imprevisto, de assassinato em assassinato, Louise e Michel fazem uma longa viagem em busca de um patrão sem rosto e, pelo caminho, ainda vão descobrir que foram feitos um para o outro...

 

Interpretação: Mathieu Kassovitz, Yolande Moreau, Bouli Lanners

Música Original: Gaëtan Roussel

Direção de Fotografia: Hugues Poulain

Montagem: Stéphane Elmadjian

 

2012

10 maio . 10h30

declaração de guerra

de Valérie Donzelli (La Guerre Est Déclarée, FRA, 2011, 100', M/12)

 

Sinopse: Roméo e Juliette (Jérémie Elkaïm e Valérie Donzelli) formavam um casal feliz. Amavam-se, faziam planos e sonhavam com um futuro sem contrariedades. E, quando têm o bebé com que sempre sonharam, tudo lhes parece perfeito. Porém, à medida que Adam cresce, e por mais que ambos o queiram negar, torna-se evidente que algo se passa e que a sua constante inquietação e choro sem motivo aparente têm uma razão de ser. E é assim que se deparam com a trágica notícia de que o filho carrega um tumor cerebral. Desesperados e com tudo à sua volta a entrar em colapso, apenas lhes resta um caminho: encontrar coragem, conhecer todas as formas de luta e declarar guerra à doença.

 

Interpretação: Valérie Donzelli, Jérémie Elkaïm, César Desseix

Produção: Serge Catoire, Xavier Giannoli, Edouard Weil

Direção de Fotografia: Sébastien Buchmann

Montagem: Pauline Gaillard

 

DOSSIÊ PEDAGÓGICO FILMES FALADOS

 

TOPO DA PÁGINA

VOLTAR ENCONTROS

design by . publiSITIO® . 2012